quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Google Docs: o que era bom ficou melhor


Se você é um usuário comum de suítes de escritório como o MS Office, o OpenOffice e outros programas para edição de textos, elaboração de planilhas, apresentações, etc, e ainda não conhece o Google Docs, vale a pena dar uma olhadinha lá. 

Além de você dispor de uma ferramenta eficiente e gratuita para realizar várias tarefas habituais à maioria de nós, além de você deixar seus arquivos na nuvem, estando disponíveis a qualquer tempo e lugar, com os novos tipos de arquivo que são suportados em sua ferramenta de visualização você só não tem como ver algo que lhe foi enviado por e-mail se o programa utilizado para gerar o arquvo for um total desconhecido (com algumas exceções)

Imagine que um amigo te envie por e-mail, aquela super montagem que ele está fazendo em Photoshop, pedindo a tua opinião a respeito. 


O processo normal para ver o arquivo seria baixá-lo para a tua máquina e abri-lo com o programa. Isso se você tiver o programa instalado. 


Agora, se você for um feliz usuário do GMail, bastará clicar em "visualizar" e o conteúdo do arquivo será exibido imediatamente pela ferramenta de visualização do Google Docs. 


Simples assim.


Novos recursos

Ao visitar o site do produto, vale a pena dar uma olhada no link "Novos Recursos", onde você verá todas as facilidades que foram implementadas nesta nova versão. 

Dentre elas destaco a tradução do documento, a possibilidade de visualização do documento no seu celular, o reconhecimento ótico de caracteres (OCR) que possibilita a conversão de imagens ou arquivos PDF para texto.

Já falei que é grátis?

 O Google Docs oferece 1 GB de espaço para você armazenar seus documentos gratuitamente. É um ótimo espaço mas com tanta facilidade você se sentirá tentado a usar o Docs inclusive como back-up. 


Isso é um problema? Claro que não. Por apenas US$ 5,00 por ano (isso mesmo, por menos de R$ 1,00 por mês) você acrescenta 20 GB na sua conta. 


Você deve estar pensando que este é um post pago. Não é. O fato é que com o preço de um conjunto de ferramentas como o MS Office e com as incertezas que pairam sobre o OpenOffice, o Google Docs é uma ótima opção para usuários domésticos e até pequenas e médias empresas que não queiram cair na tentação da pirataria de programas. 


#fikadika

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja educado. Mantenha o foco na postagem. Qualquer coisa diferente dessas será apagada. Reclamações na gerencia.