segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Chocolate: para ser perfeito só falta ajudar a emagrecer

Journal of Agricultural and Food Chemistry  é mais uma voz que vem juntar-se a tantas outras falando a respeito do benefício que o chocolate causa ao coração. 

Mas antes que você saia correndo atrás daquela trufa de cereja, é bom saber que o os benefícios provem do cacau, que é apenas um dos componentes do chocolate. Esse ingrediente tem a propriedade de aumentar o HDL, conhecido como o "colesterol bom" e de diminuir o LDL, o colesterol ruim. 


Além disso, verificou-se que o cacau possui uma quantidade de antioxidantes maior que as frutas que são conhecidas como grandes fornecedoras dessas substâncias.


O problema é que chocolate tem açúcar e um alto valor calórico. E isso acontece até mesmo nos chocolates escuros que possuem alto teor de cacau.


Que fazer, então? Simples: coma cacau puro. 


Antes que você diga que é intragável (e é mesmo) uma boa solução é misturar uma colher de chá (bem cheia) de cacau no seu café com leite matinal. Além de fazer um upgrade no seu café, você estará ingerindo diariamente uma boa quantidade de cacau que irá ajudar na manutenção da saúde do seu coração.


Para você ter uma ideia, enquanto uma porção de 25 gramas de chocolate possui 7,7 gramas de gorduras (*) a mesma porção de cacau puro contém apenas 2,75 gramas (**). 


De uma forma ou de outra, o bom é que você arrumou uma ótima desculpa para comer chocolate.


(*) informação obtida na embalagem do Chocolate Dark da marca Melken
(**) informação obtida na embalagem do Cacau em Pó da marca Mavalério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja educado. Mantenha o foco na postagem. Qualquer coisa diferente dessas será apagada. Reclamações na gerencia.