segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

"Foi o meu pior Natal"

Desde o dia 24 até hoje, o @chicobarney retuitou uma série de mensagens de pessoas falando sobre como seu respectivo Natal foi ruim. 


Tinha de tudo: gente que não queria ficar com este ou aquele parente, outros reclamando do parente que já estava bêbado, outros já se declarando bêbados, outros que simplesmente odeiam a data. 


Teve o que deu um presente muito bom e recebeu um presente muito ruim, outros que reclamavam que seu presente foi pior do que aquele que o irmão recebeu, outros ainda que ficaram sem presentes, seja por esquecimento, seja por dificuldades financeiras. 


Teve o que lamentou ter estragado o Natal alheio, e teve quem lamentou que estragaram o seu Natal. 


A coisa foi bem variada, mas o que ficou claro para mim é que a raiz de todas as reclamações estava no caráter meramente comercial que é atribuido à data atualmente e também a percepção de que o Natal é uma reunião social onde você é obrigado a conviver algumas horas com aqueles a quem você evitou o ano inteiro. 


"Hipocrisia" foi uma palavra muito usada...


Independentemente do aspecto religioso (ou espiritual) da data, coisa que eu comento aqui, eu lamento que o Natal tenha perdido aquela aura mágica e especial que possuía há alguns anos. 


Não se trata de saudosismo, mas a simples constatação de que aquele clima de fraternidade e tolerância que havia as vésperas do Natal, aquela expectativa que havia antes da festa perdeu-se definitivamente. 


Sei não, mas parece que desta vez mataram Papai Noel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja educado. Mantenha o foco na postagem. Qualquer coisa diferente dessas será apagada. Reclamações na gerencia.